Aniversário de São Paulo: cidade mescla físico e digital para atender melhor os consumidores

A capital paulista, que faz 469 anos nesta quarta-feira (25), mescla os dois setores varejistas para ter melhores resultados na qualidade de serviços

A maior cidade da América Latina completa 469 anos, nesta quarta-feira, (25). Apesar de um nascimento humilde, São Paulo tornou-se uma cidade global no século XX, muito devido ao seu dinamismo econômico. Atualmente a população local já supera os 12 milhões de habitantes, segundo o IBGE. 

O município possui o Produto Interno Bruno (PIB) no valor de R$ 763,8 bilhões, representando 10,3% de todo o PIB nacional, ou seja, o maior do país, segundo o IBGE. Os dados compararam 4.305 municípios brasileiros ou 77,3% das cidades do país.

O setor de serviços é responsável por R$ 475 bilhões do PIB, mostrando a força do segmento para a cidade. Em 2022, o varejo voltou a crescer e fecha o segundo semestre com um aumento de 7,7% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). 

Do físico ao online: a rotina de lojistas e varejistas paulistanos

O comércio e varejo da cidade possuem dois pontos que são bem conhecidos e famosos em todo o país: o Brás e Rua 25 de Março. Os dois locais viraram grandes cartões postais de São Paulo, quando o assunto é comércio e vendas. Pessoas de todo o país vêm até os dois locais realizar suas compras. Os preços acessíveis são um grande atrativo para os consumidores. 

O perfil desses consumidores mudou e as lojas, marcas, comércios e empresas tiveram que se adaptar à nova realidade. A alta demanda de entregas é algo que se tornou realidade na vida dos varejistas e lojistas da cidade de São Paulo. 

O especialista Fernando Sartori, founder da Uello – empresa de logística que realiza mais de 7 mil entregas por dia para mais de 150 clientes – explica que esse novo perfil exige um bom relacionamento entre as lojas e os consumidores, desde o processo de pesquisa até a entrega do produto, que deve ser feita de maneira rápida, precisa e com boa qualidade, aumentando assim o índice de satisfação dos clientes.

“É essencial planejar a logística. Qualidade da entrega, atendimento rápido e bom serviço pós-vendas são aspectos que promovem uma boa experiência de compra. Consumidores que conseguem ter informação e acompanhar em tempo real o percurso das entregas, costumam ter uma boa impressão do e-commerce que utilizou e avaliam bem o serviço, eventualmente recomendando a loja a outras pessoas”.

A cidade de São Paulo nunca para. Está sempre acompanhando os processos e se adaptando às novas tendências, fazendo com que seja a grande influência para a economia nacional.

Fonte: Uello

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